Início Educação Servidores federais de educação paralisam atividades em 360 escolas.

Servidores federais de educação paralisam atividades em 360 escolas.

71
Greve de servidores federais de educacao comeca na quarta feira

Adesão à Greve em Unidades de Ensino Federal

O Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) anunciou que servidores federais de 360 unidades de ensino aderiram à greve deflagrada na quarta-feira (3). O movimento paredista abrange tanto o quadro técnico-administrativo como docentes da rede federal em pelo menos 23 estados. A expectativa inicial do sindicato era a adesão de 230 unidades de ensino, mas o número superou as expectativas. Entre as entidades que registraram adesões, estão instituições de ensino ligadas ao Ministério da Defesa. A lista completa das unidades em greve foi divulgada no site do Sinasefe.

Reivindicações dos Servidores em Greve

Além da recomposição salarial, que varia de 22,71% a 34,32%, os servidores em greve pedem a reestruturação das carreiras da área técnico-administrativa e de docentes. Eles também exigem a revogação de normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos anteriores, bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes. A decisão pela greve foi aprovada durante rodadas de assembleias realizadas nas seções sindicais, e será nacional e por tempo indeterminado.

Posicionamento do Governo diante da Greve

O Ministério da Gestão informou que, em 2023, viabilizou um reajuste linear de 9% para todos os servidores federais, além do aumento de 43,6% no auxílio-alimentação, após negociações com as entidades representativas. O governo destaca que esse foi o primeiro acordo para reajustes em oito anos e que já está em debate um novo reajuste para 2024. Mesas específicas foram abertas para tratar de algumas carreiras, visando a recomposição da força de trabalho na Administração Pública Federal.

Grupo de Trabalho para Reestruturação de Carreiras

Os ministérios da Gestão e da Educação criaram um grupo de trabalho para tratar da reestruturação do plano de cargos técnico-administrativos em educação. O relatório final do grupo foi entregue à ministra de gestão para servir de base na proposta de reestruturação que será apresentada na mesa de negociações. É destacada a importância da reestruturação das carreiras para melhorar a capacidade de atuação do governo na execução de políticas públicas.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Descubra como funcionam as notas do Enem 2024

Descubra como funcionam as notas do Enem 2024!

Entenda como é calculada a nota do Enem Na prova objetiva do...

Prazo final da lista de espera do Fies convocacao ate

UBES solicita passe-livre a estudantes no Enem 2024 em ambos dias de provas.

Passe-livre no transporte público para estudantes no Enem 2024 A União Brasileira...

Provas do Encceja e do Revalida aplicadas pelo Inep neste

Último dia para as Provas de Proficiência em Língua Portuguesa

Aplicação das Provas do Celpe-Bras A aplicação das provas escrita e oral...

Participe do Encceja PPL 2024 Inscricoes Abertas

Último dia para Inscrições no Enem de Detentos

Detalhes sobre as inscrições do Enem PPL 2024 As inscrições para o...