Justifique sua ausência no Encceja até sexta-feira
O prazo para justificar a ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 termina nesta sexta-feira (5), às 23h59. A justificativa deve ser apresentada pelos candidatos que quiserem participar do Encceja deste ano gratuitamente.
A justificativa deve ser feita no Sistema Encceja. Quem tiver os motivos da ausência ou os documentos reprovados, poderá fazer uma nova tentativa entre os dias 15 e 19 de abril.
O exame possibilita que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada possam ter a certificação do ensino fundamental e médio. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
O período de inscrições para a edição de 2024 será de 29 de abril a 10 de maio. O Inep aplicará as provas em 25 de agosto.
Prepare-se para o Encceja: saiba tudo sobre o exame
O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos obterem a certificação do ensino fundamental e médio, mesmo que não tenham concluído seus estudos na idade apropriada. Saiba mais sobre as competências avaliadas e como se preparar para o exame.
O exame é uma iniciativa do Inep em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, e tem como objetivo reconhecer os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, seja no ambiente escolar ou fora dele.
Para participar do Encceja, é importante estar atento aos prazos de inscrição, justificativa de ausência e realização das provas. Prepare-se com antecedência e tenha a chance de obter a certificação que pode abrir novas oportunidades educacionais e profissionais.
Próximas edições do Encceja: fique por dentro do calendário
Além da edição de 2023, é importante estar informado sobre as próximas datas do Encceja. O período de inscrições para a edição de 2024 será de 29 de abril a 10 de maio, com as provas previstas para o dia 25 de agosto. Fique atento às novidades e não perca a oportunidade de buscar a certificação do ensino fundamental e médio.
Conteúdo Anterior: Isenção da taxa Enem 2024: inscrições a partir de 15 de abril
Próximo Conteúdo: Servidores federais de educação paralisam atividades em 360 escolas.