Aplicação das Provas do Celpe-Bras
A aplicação das provas escrita e oral para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), segunda edição de 2024, termina nesta sexta-feira (25). O exame é o oficial brasileiro que comprova o domínio oral e escrito do português por estrangeiros e é aceito em diversas instituições brasileiras, além de ser importante em processos de revalidação de diplomas e naturalização.
Formato da Prova
O Celpe-Bras avalia a proficiência na língua portuguesa na variante brasileira através de duas partes – escrita e oral. A parte escrita possui quatro tarefas de produção de texto e dura até três horas. Já a parte de compreensão e produção oral tem duração de 20 minutos, com interação face a face entre o participante e os avaliadores.
Resultados e Inscritos
Os resultados da segunda edição do exame serão divulgados em 16 de dezembro, sendo possível acessar o Sistema Celpe-Bras através do portal único de serviços digitais do governo federal. Nessa edição, o Celpe-Bras 2024/2 alcançou 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países, com predominância de participantes de origem espanhola.
Importância do Celpe-Bras
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é essencial para estrangeiros interessados em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, sendo utilizado como comprovação de proficiência em português por instituições de ensino superior e no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros.
Aplicação do exame
Anualmente, o Celpe-Bras é aplicado em diversos postos credenciados no Brasil e no exterior, com vagas disponíveis em diversas localidades. O Inep oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e outras condições específicas. Também é possível requisitar tratamento pelo nome social no dia do exame, desde que a solicitação tenha sido feita dentro do prazo estabelecido.
Conteúdo Anterior: Último dia para Inscrições no Enem de Detentos
Próximo Conteúdo: UBES solicita passe-livre a estudantes no Enem 2024 em ambos dias de provas.