Início Educação ProUni 2024 Expande Oportunidades em Direito e Medicina

ProUni 2024 Expande Oportunidades em Direito e Medicina

38
ProUni 2024 Expande Oportunidades em Direito e Medicina

O pioneiro edital de 2024 para o Programa Universidade para Todos (ProUni) trouxe uma novidade auspiciosa: um aumento substancial nas vagas dos desejados cursos de graduação em Direito e Medicina. O anúncio oficial desse processo seletivo, válido para o primeiro semestre do ano, veio à luz na última quarta-feira (17). Renomado por oferecer bolsas a estudantes economicamente desfavorecidos em faculdades particulares, o ProUni demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a democratização da educação superior.

Este incremento nas oportunidades nos cursos foi uma decisão tomada em dezembro anterior, com o propósito claro de abrir mais vagas para bolsistas do ProUni, possibilitando a expansão da presença do programa pelas diversas regiões do Brasil.

Procedimento de Inscrição

Os interessados deverão se atentar ao prazo de inscrição estabelecido, iniciando-se em 29 de janeiro e encerrando-se em 1º de fevereiro. A plataforma designada para este procedimento é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção virá à tona em duas ondas: a primeira se dará no dia 6 de fevereiro e a segunda, no dia 27 do mês corrente. O Ministério da Educação (MEC) promete disponibilizar todos os detalhes das bolsas ofertadas, incluindo informações sobre curso, turno, instituição e localização, na sexta-feira (19), por meio do site do ProUni.

Condições para Candidatura

Para que o sonho da graduação se torne realidade por meio do ProUni, o brasileiro sem diploma de nível superior deve se enquadrar em requisitos específicos. O candidato precisa ter prestado o Enem em um dos últimos dois anos (2022 ou 2023), alcançado ao menos 450 pontos na média das cinco matérias, e ter obtido nota maior que zero na redação. Importante ressaltar que participantes que fizeram o Enem como “treineiros” não estão aptos a concorrer.

Existem, ademais, condições alternativas que devem ser atendidas: ser uma pessoa com deficiência; ser docente da rede pública de ensino, mas somente os que visam cursos de licenciatura e pedagogia para formação em educação básica; ou ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em instituição privada.

Requisitos Financeiros para Bolsas

A renda familiar do aspirante à bolsa é um ponto decisivo e é avaliada conforme a receita bruta mensal de todos que compõem seu grupo familiar. Para uma bolsa integral de 100%, é necessário que a renda por pessoa não ultrapasse 1,5 salário mínimo mensais. Já para a bolsa parcial de 50%, a barreira se situa em três salários mínimos per capita. Esses parâmetros estão expressos na Lei nº 11.096/2005.

Uma vez aprovado, o estudante deve providenciar a comprovação de renda tanto na etapa inicial quanto no ato da matricula, apresentando documentos oficiais como contracheques, declaração do Imposto de Renda ou extratos bancários.

Para os professores da rede pública de ensino, isenta-se a exigência financeira acima mencionada, desde que a sua candidatura seja específica para programas de licenciatura e pedagogia com foco na educação básica.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Inep afirma Enem nao avalia itinerarios formativos

Inep afirma: Enem não avaliará itinerários formativos.

Análise dos Itinerários Formativos no Ensino Médio Os itinerários formativos previstos na...

Professores da UFRJ reivindicam aumento salarial e mais investimentos

Professores da UFRJ reivindicam aumento salarial e mais investimentos

Manifestação da ADUFRJ por melhores condições de trabalho na UFRJ A Associação...

Servidores da educacao podem ter reajuste de 9 em 2025

Servidores da educação podem ter reajuste de 9% em 2025

Proposta de reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos O governo federal apresentou,...

Sao Paulo adota inteligencia artificial nas aulas digitais da rede

Cuidado necessário ao usar ChatGPT no ensino, alerta especialista

Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades A utilização da inteligência artificial...