Início Educação Participantes do Pé-de-Meia já podem isentar Enem 2024!

Participantes do Pé-de-Meia já podem isentar Enem 2024!

15
Participantes do Pe de Meia ja podem isentar Enem 2024

Período de Solicitação de Isenção do Enem 2024

O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril. Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção e podem fazer a solicitação no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O mesmo período também vale para justificar a ausência na aplicação do Enem 2023. As informações são do Ministério da Educação (MEC).

Requisitos para Solicitar Isenção do Enem 2024

Segundo informações do MEC, é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos para solicitar a isenção do Enem 2024:

  • Estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Ser membro de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica — com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Os pedidos de isenção deverão ser feitos na Página do Participante, no portal do Inep. Para entrar no sistema é necessário inserir os dados de acesso da conta gov.br. Após isso, o candidato deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento. Os dados pessoais devem estar de acordo com os cadastrados na Receita Federal.

Programa Pé-de-Meia e seus Benefícios

Francisco Rodrigues, economista especialista em finanças pessoais, explica que o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, que funciona como uma poupança. O programa visa ajudar na formação escolar do aluno do ensino médio de baixa renda, cadastrado no CadÚnico. Além disso, tem como objetivo combater a evasão escolar, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia.

Os estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, que participarem dos dois dias de provas do Enem 2024 e também aqueles que precisarem fazer a reaplicação, serão elegíveis para receber um incentivo financeiro no valor de R$ 200 após a conclusão do ensino médio. Esse valor será depositado na conta-poupança em que o estudante já recebe outros incentivos do programa.

Rodrigues recomenda que os estudantes poupem pelo menos 50% do valor total recebido, para garantir o pagamento parcial ou integral de um curso posterior à escola. Isso pode abrir possibilidades para realizar uma faculdade, um curso técnico ou tecnólogo, ou investir em uma profissão específica.

Outra recomendação do economista é utilizar o incentivo financeiro para melhorar o desempenho nos estudos, como o investimento em equipamentos como um bom computador e uma boa conexão com a Internet.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Greve em universidades e institutos federais ultimas atualizacoes

Greve em universidades e institutos federais: últimas atualizações

Continuidade da Greve nas Universidades e Institutos Federais As universidades e institutos...

Oito em cada dez professores pensaram em abandonar a carreira

Insatisfação da comunidade escolar com uso obrigatório de plataforma digital

Limitações e Pressões no Uso de Plataformas Digitais na Rede Pública de...

Pe de Meia R2milano para Alunos Carentes

Inscrições Enem 2024 abrem segunda-feira, dia 27 – Não perca!

Prazo de Inscrição e Pagamento da Taxa O período de inscrição para...

Participantes no CadUnico de Roraima se beneficiarao do Pe de Meia confira

Participantes no CadÚnico de Roraima se beneficiarão do Pé-de-Meia confira como!

O Programa Pé-de-Meia em Roraima Na cerimônia de adesão do estado de...