Início Educação Mulheres Superam Homens com 60% no ENEM

Mulheres Superam Homens com 60% no ENEM

32
Mulheres Superam Homens com 60 no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 observa um número significativo de mulheres nas inscrições, sendo mais de 2,4 milhões, representando 60,3% dos 3,9 milhões de inscritos conforme informações do Ministério da Educação (MEC). Enquanto isso, os homens totalizam 1,5 milhão de candidatos, equivalendo a 38,7% dos inscritos. As avaliações deste ano estão programadas para se realizarem em 5 e 12 de novembro.

Perfil dos Inscritos no ENEM 2023

No que tange à idade dos participantes, há uma prevalência dos candidatos jovens. A faixa de 17 anos apresenta a maior porcentagem, com 26,4% do total de inscritos. Aqueles entre 21 e 30 anos somam 19,4% e, curiosamente, os candidatos de 18 anos estão em menor número, com 15,4% do total.

A Preparação dos Estudantes

Dentre os participantes, encontramos Daniele Dias, uma estudante de 18 anos do Gama, no Distrito Federal, que relata estar empenhada nos estudos desde o começo do ano. Com a aproximação do Enem, ela põe maior foco na saúde mental e destaca a importância de gerenciar a ansiedade. Ela comenta que, apesar de ter realizado o Enem anteriormente para treino, a prova deste ano é decisiva para suas aspirações universitárias.

Dos inscritos, mais de 620 mil são alunos do 1º ou 2º ano do ensino médio, que farão a prova como treineiros. Thiago César Cabral, um desses estudantes, busca com essa estratégia aprimorar-se para conquistar uma vaga em medicina no futuro.

Conselhos de um Educador

Marcos Marinho, professor no Colégio Objetivo no DF e com 32 anos de idade, aconselha os candidatos sobre as melhores práticas para o dia do exame. Sugere estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade, como preparação antecipada, técnicas de respiração, um bom sono na véspera e uma alimentação balanceada. Além disso, ressalta a necessidade de chegar cedo no local da prova, organizar os materiais com antecedência e estabelecer um ritmo de prova adequado.

Isenções da Taxa de Inscrição

Neste ciclo do Enem, mais de 2 milhões de candidatos foram agraciados com a isenção da taxa de inscrição. O benefício é concedido a estudantes de terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, a egressos que tenham completado todo o ciclo de ensino em instituições públicas ou como bolsistas completos em escolas privadas. A isenção também abrange indivíduos que, conseguindo comprovar insuficiência de recursos, se enquadram na categoria de baixa renda. Em contrapartida, mais de um milhão de candidatos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Supremo oferece novos cursos gratuitos de direito e cidadania

Supremo oferece novos cursos gratuitos de direito e cidadania.

Novo ciclo de cursos online gratuitos do STF O Supremo Tribunal Federal...

TCE Revela Desvio Milionario na Educacao Maranhense

Professores universitários preparam greve no Rio de Janeiro

Professores do Cefet-RJ aderem à greve nacional No Rio de Janeiro, os...

TCE Revela Desvio Milionario na Educacao Maranhense

Paralisação atinge 23 institutos federais em SP

Greve no Instituto Federal de São Paulo atinge 23 unidades Com o...

Escola Politecnica da UFRJ completa 150 anos e e eleita

Escola Politécnica da UFRJ completa 150 anos e é eleita patrimônio do Rio

A Escola Politécnica da UFRJ é declarada Patrimônio Histórico No mês em...