Início Educação Mulheres Superam Homens com 60% no ENEM

Mulheres Superam Homens com 60% no ENEM

47
Mulheres Superam Homens com 60 no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 observa um número significativo de mulheres nas inscrições, sendo mais de 2,4 milhões, representando 60,3% dos 3,9 milhões de inscritos conforme informações do Ministério da Educação (MEC). Enquanto isso, os homens totalizam 1,5 milhão de candidatos, equivalendo a 38,7% dos inscritos. As avaliações deste ano estão programadas para se realizarem em 5 e 12 de novembro.

Perfil dos Inscritos no ENEM 2023

No que tange à idade dos participantes, há uma prevalência dos candidatos jovens. A faixa de 17 anos apresenta a maior porcentagem, com 26,4% do total de inscritos. Aqueles entre 21 e 30 anos somam 19,4% e, curiosamente, os candidatos de 18 anos estão em menor número, com 15,4% do total.

A Preparação dos Estudantes

Dentre os participantes, encontramos Daniele Dias, uma estudante de 18 anos do Gama, no Distrito Federal, que relata estar empenhada nos estudos desde o começo do ano. Com a aproximação do Enem, ela põe maior foco na saúde mental e destaca a importância de gerenciar a ansiedade. Ela comenta que, apesar de ter realizado o Enem anteriormente para treino, a prova deste ano é decisiva para suas aspirações universitárias.

Dos inscritos, mais de 620 mil são alunos do 1º ou 2º ano do ensino médio, que farão a prova como treineiros. Thiago César Cabral, um desses estudantes, busca com essa estratégia aprimorar-se para conquistar uma vaga em medicina no futuro.

Conselhos de um Educador

Marcos Marinho, professor no Colégio Objetivo no DF e com 32 anos de idade, aconselha os candidatos sobre as melhores práticas para o dia do exame. Sugere estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade, como preparação antecipada, técnicas de respiração, um bom sono na véspera e uma alimentação balanceada. Além disso, ressalta a necessidade de chegar cedo no local da prova, organizar os materiais com antecedência e estabelecer um ritmo de prova adequado.

Isenções da Taxa de Inscrição

Neste ciclo do Enem, mais de 2 milhões de candidatos foram agraciados com a isenção da taxa de inscrição. O benefício é concedido a estudantes de terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, a egressos que tenham completado todo o ciclo de ensino em instituições públicas ou como bolsistas completos em escolas privadas. A isenção também abrange indivíduos que, conseguindo comprovar insuficiência de recursos, se enquadram na categoria de baixa renda. Em contrapartida, mais de um milhão de candidatos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

MPF investiga 38 inqueritos de desvio na merenda escolar

MPF investiga 38 inquéritos de desvio na merenda escolar

Desvio de Recursos da Merenda Escolar: Um Problema em Evidência O desvio...

MEC propoe padronizacao de bancas de cotas em universidades

MEC propõe padronização de bancas de cotas em universidades.

Comissões de Heteroidentificação: Uma Abordagem para Ações Afirmativas nas Universidades O Ministério...

Resultado do exame de proficiencia de estrangeiros divulgado pelo Inep

Edital do 1º Enade das Licenciaturas é publicado pelo MEC

Novo Enade das Licenciaturas: Procedimentos, Regras e Cronograma O Ministério da Educação...

ProUni 2024 Expande Oportunidades em Direito e Medicina

Inscrições para o Prouni abrem amanhã!

Inscrições abertas para o Prouni do segundo semestre de 2024 O Programa...