Analisamos de forma independente tudo o que recomendamos. Quando você compra através de nossos links, podemos ganhar uma comissão.
Início Educação Inscrições Enem 2024 abrem segunda-feira, dia 27 – Não perca!

Inscrições Enem 2024 abrem segunda-feira, dia 27 – Não perca!

10
Pe de Meia R2milano para Alunos Carentes

Prazo de Inscrição e Pagamento da Taxa

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF do estudante e a senha do portal Gov.br. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Inscrição e Resultados de Isenção

O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente, sendo necessário que o interessado se inscreva para participar do exame. Ao se inscrever, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.

Participação como Treineiro

Os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não tenham concluído o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros. No entanto, seus resultados individuais não poderão ser utilizados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Informações Adicionais

Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, é possível acessar o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep. A edição de 2024 será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro, sendo organizada em duas etapas. No primeiro dia, as provas contemplam linguagens, códigos, redação, ciências humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza, matemática, com 5 horas de duração.

Importância do Enem

O Enem, criado em 1998, é essencial para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio, sendo a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Através do Sisu e do Prouni, os estudantes têm acesso a bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação. Além disso, as instituições privadas de ensino superior também utilizam as notas do Enem para selecionar estudantes, e os resultados servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais como o Fies.

Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas em convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior em Portugal.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Encceja lanca edital para detentos confira agora

Encceja lança edital para detentos: confira agora!

Detalhes do Encceja-PPL 2024 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Inscricoes para o Enem 2024 no RS ultima chance ate

Inscrições para o Enem 2024 no RS: última chance até sexta-feira!

Inscrições do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul As...

Comecam nesta segunda as inscricoes para o exame do Celpe Bras

Prazo final: Taxa de Inscrição do Enem termina quarta-feira.

Informações sobre a Taxa de Inscrição O prazo de pagamento da taxa...

Fies Inscricoes ate 2002 Ultima Chance para Instituicoes Alerta

Fies: Inscrições até 20/02 – Última Chance para Instituições, Alerta MEC

Processo de Oferta e Ocupação de Vagas Remanescentes do Fies As mantenedoras...