Início Educação Confira as Universidades Aceitando Sisu Agora

Confira as Universidades Aceitando Sisu Agora

53
Confira as Universidades Aceitando Sisu Agora

Consulte as Universidades Participantes do Sisu 2024

A busca pelo ensino superior se torna mais acessiva com a divulgação da lista das 127 universidades participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024. O país inteiro contará com essas instituições, que oferecem um total de 264.360 vagas. Maior parte destinada a cursos de tempo integral, incluindo 121.750 vagas para cotas e 19.899 para políticas de ação afirmativa própria de cada universidade.

Abertura do Processo Seletivo do Sisu

Interessados em cursar uma graduação poderão registrar sua inscrição a partir do 22 de janeiro. As opções variam entre universidades federais, estaduais, municipais, assim como aquelas que pertencem à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Uma oportunidade para expandir conhecimentos e crescer profissionalmente através da qualidade do ensino público.

As Universidades com Mais Vagas Disponíveis

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), a liderança no número de vagas é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresenta 9.240 oportunidades. Em seguida, aparecem a Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.788 vagas, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disponibilizando 7.750 vagas para novos alunos.

Destaque para Instituições Públicas Estaduais

Em relação às instituições de ensino superior públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se destaca com quase 6 mil vagas. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) com 4.215 vagas e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com 2.610 vagas seguem no ranking de ofertas.

Sisu em Instituições Municipais

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), localizada no Paraná, se coloca como a única instituição municipal a participar do Sisu, apresentando 86 vagas para candidatos.

Mudanças no Sisu a Partir de 2024

Tratando-se de novidades, o Sisu passará a ter uma única edição anual começando em 2024. O programa, criado em 2009 e posto em prática no ano seguinte, era realizado duas vezes ao ano. Através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes são selecionados para concorrerem a vagas em cursos superiores em universidades públicas de todo o Brasil.

Como Funciona o Sisu

O Sisu é uma plataforma que reúne as vagas de instituições públicas de ensino superior, sejam federais, estaduais ou municipais. Para participar, é necessário ter feito a última edição do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

Processo de Inscrição e Seleção

Durante o período de inscrição, os candidatos podem optar por até duas vagas de curso. O programa atualiza diariamente a nota de corte para cada curso, esta sendo calculada com base nas notas de candidatos inscritos até então. Há flexibilidade para os participantes, que podem alterar sua opção de curso até o último dia de inscrição.

Participação no Sisu de Anos Anteriores

No início do ano de 2023, houve uma grande participação de instituições e oferta de vagas, com 226.399 vagas em 6.402 cursos e 128 instituições de ensino. Comparativamente, a segunda edição de 2023 teve disponíveis 51.277 vagas em 1.666 cursos de 65 instituições educacionais superiores.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Resultado do exame de proficiencia de estrangeiros divulgado pelo Inep

Edital do 1º Enade das Licenciaturas é publicado pelo MEC

Novo Enade das Licenciaturas: Procedimentos, Regras e Cronograma O Ministério da Educação...

ProUni 2024 Expande Oportunidades em Direito e Medicina

Inscrições para o Prouni abrem amanhã!

Inscrições abertas para o Prouni do segundo semestre de 2024 O Programa...

Participe do Encceja PPL 2024 Inscricoes Abertas

Participe do Encceja PPL 2024: Inscrições Abertas!

Detalhes sobre o Encceja PPL 2024 Estão abertas a partir desta segunda-feira (22) as...

Programa noturno do MEC apoia escolas publicas com aulas extras

Prouni: Inscrições abertas nesta terça-feira!

O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)? O Programa Universidade...