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Desafios na adoção de escolas de tempo integral

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Desafios na adocao de escolas de tempo integral

Expansão das Escolas de Tempo Integral

O MEC iniciou uma nova etapa de definição de metas visando aumentar o número de vagas em escolas de tempo integral. Henrique de Mello Franco, um especialista em direito educacional, vê potencial no programa, mas alerta para a importância de uma infraestrutura completa e organizada. O Brasil possui prédios escolares em número adequado, mas outros aspectos, como segurança, alimentação e coordenação do corpo docente, ainda precisam de melhorias.

A eficiência dos professores e gestores é reconhecida, mas a necessidade de um sistema bem-estruturado é crucial. As secretarias de educação que aderiram ao programa devem agora decidir se aceitam a meta inicial de matrículas em tempo integral proposta pelo MEC ou se trabalharão com um número menor nesta primeira fase. A decisão inclui definir em qual etapa da educação básica as novas matrículas serão criadas.

Desenvolvendo Infraestrutura e Adesão Comunitária

Profissionais da Educação, como Alessandro Araújo, sublinham a importância de recursos adicionais. Segundo ele, muitas escolas ainda carecem da infraestrutura básica necessária para oferecer educação em tempo integral eficaz. Elementos como quadras esportivas e refeitórios são fundamentais, junto com a acessibilidade e a formação continuada de professores e educadores. A participação ativa da comunidade é igualmente vital para o sucesso do programa.

Alexandre Veloso, por sua vez, aponta obstáculos enfrentados pelos governos estaduais e municipais para implementar esta modalidade de ensino. Muitas escolas têm seus horários totalmente preenchidos, dificultando a expansão de atividades de tempo integral.

Parcerias Potencializando o Programa

Estados e municípios podem formar parcerias para oferecer atividades extracurriculares aos alunos. As secretarias de Educação, Esporte e outras podem cooperar para enriquecer a experiência dos estudantes. A articulação eficiente entre gestores é essencial para garantir uma escola de tempo integral de alta qualidade.

Henrique de Mello Franco destaca a complexidade da questão educacional, principalmente no setor público. Ele sugere a realocação de recursos do ensino superior para a educação básica, ampliando o impacto positivo sobre a sociedade. Franco defende que a educação básica merece mais atenção e investimento, dada a sua importância fundamental no desenvolvimento infantil e na estruturação da sociedade.

Atratividade das Escolas como Fator Crítico

Alessandro Araújo reconhece avanços na educação do Brasil, mas ressalta que ainda há muito a ser aprimorado. O Plano Nacional de Educação estabeleceu objetivos que ainda não foram atingidos ou precisam ser revistos, tais como acesso universal à educação, qualidade do ensino, erradicação do analfabetismo e valorização dos profissionais da área. Melhorar a atratividade visual e funcional das escolas pode aumentar o interesse de estudantes e professores, fortalecendo o ensino público.

Alexandre Veloso menciona também o déficit significativo de vagas na educação infantil, intensificando a necessidade de investimentos prioritários nessas fases iniciais.

A Diferença entre Educação Integral e Aulas Integrais

O presidente da ASPA-DF e Conselheiro de Educação do DF, Alexandre Veloso, esclarece que escolas de tempo integral devem oferecer uma experiência educacional mais ampla, incluindo atividades diversas como música, esporte e artes, e não somente aulas convencionais por períodos mais longos. A associação acompanhará e orientará pais para assegurar uma educação integral de qualidade.

O prazo para as secretarias de educação firmarem seus compromissos com o MEC para aumentar as matrículas em tempo integral vai até 15 de outubro, através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para estados e municípios que ainda não possuem uma política de educação integral local, há prazo estendido até 1º de março de 2024. As secretarias que desejam expandir o número de matrículas em tempo integral podem expressar essa intenção na fase subsequente do programa.

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