Início Educação Comece sua Graduação: Vagas FIES Abrem Sexta!

Comece sua Graduação: Vagas FIES Abrem Sexta!

51
Comece sua Graduacao Vagas FIES Abrem

O Ministério da Educação (MEC) lançou recentemente o edital para o preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O período de inscrição começa na próxima sexta-feira (17) e vai até 24 de novembro. A inscrição é gratuita e pode ser realizada online, pelo portal Acesso Único. Há aproximadamente 60 mil vagas disponíveis para quem deseja financiar sua educação superior.

A divulgação da lista dos candidatos selecionados ocorrerá no dia 30 de novembro. Os contemplados terão a chance de contratar o financiamento, que passará a valer a partir de julho de 2023.

Para as vagas remanescentes, podem se inscrever os estudantes que estão regularmente matriculados no mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do FIES da edição atual. Os interessados também devem atender a exigências específicas, incluindo o limite de renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Critérios de Seleção Baseados no Enem

Neste novo ciclo, o FIES adotou o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para seleção, diferente de processos anteriores que priorizavam a ordem de inscrição. As notas do Enem consideradas válidas para este processo seletivo são as obtidas a partir de 2010. É necessário que o candidato tenha alcançado, no mínimo, média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

A Importância do FIES segundo Analistas Financeiros

Eduardo Rodrigues, especialista em educação financeira, ressalta que o FIES é de “extrema importância”. Ele destaca a relevância do financiamento especialmente quando se observa a alta taxa de endividamento das famílias no Brasil. Embora o programa ajude, ainda existem despesas adicionais envolvidas na manutenção dos estudantes na faculdade.

Rodrigues frisa que muitos alunos podem não conseguir conciliar estudo e trabalho, pela necessidade de dedicação integral ao curso. Os períodos de graduação são, muitas vezes, longos, levando de cinco a dez anos para a conclusão do curso, o que exige planejamento financeiro e cuidados para evitar decisões impulsivas. É crucial buscar informações detalhadas e garantir a segurança financeira ao longo da formação.

Atenção aos Detalhes é Crucial para Estudantes do FIES

Lucas Macedo Castro, advogado especialista em Direito Estudantil, salienta a importância de os estudantes estarem atentos a todos os prazos e informações requeridas pelo FIES. O descumprimento dos prazos pode resultar na perda do financiamento, tornando necessário um novo processo de inscrição e seleção.

Castro aconselha que os estudantes com intenção de se inscrever no FIES tenham clareza quanto ao curso que desejam cursar e suas ambições profissionais. Uma vez que o contrato de financiamento é assinado, o estudante passa a ter responsabilidades contratuais que devem ser honradas.

O Cronograma do Processo Seletivo

O processo para as vagas remanescentes do FIES segue um calendário específico para as inscrições e etapas seguintes:

– Inscrição: do dia 17 ao dia 24 de novembro.
– Resultado da chamada única (pré-seleção): 30 de novembro.
– Complementação da pré-seleção: de 1º a 4 de dezembro.
– Resultado da lista de espera (pré-seleção): 8 de dezembro.

Aspectos Cruciais para o Sucesso no FIES

Para ter sucesso no processo seletivo do FIES e garantir a segurança financeira durante os estudos, é importante:

1. Conhecer detalhadamente o programa e suas exigências.
2. Ter certeza da escolha do curso e instituição de ensino.
3. Entender o compromisso financeiro de longo prazo que está sendo assumido.
4. Manter-se informado sobre prazos e atualizações do processo seletivo.
5. Planejar a gestão de recursos durante a vida acadêmica.

É essencial que o candidato avalie sua capacidade de cumprir com as obrigações do financiamento e também considere os benefícios de realizar o sonho de uma educação superior. O FIES representa uma oportunidade valiosa, e uma abordagem informada e consciente pode abrir as portas para a realização profissional e o crescimento pessoal.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Inauguracao da feira mensal de troca de livros no Museu

Inauguração da feira mensal de troca de livros no Museu da Língua Portuguesa

Feira de Troca de Livros no Museu da Língua Portuguesa Estreia neste...

Programa busca regulação e expansão da oferta de vagas na educação infantil pública  Foto: Reprodução Antônio Cruz/Agência Brasil

Municípios e DF aderem ao Programa de Apoio à Educação Infantil.

Apoio à Educação Infantil através do programa E.I. Manutenção do MEC Gestores...

GESTOR Portaria define novos prazos para o Pacto Nacional pela

GESTOR: Portaria define novos prazos para o Pacto Nacional pela Retomada de Obras paradas

Flexibilidade nos prazos para atendimento das diligências técnicas iniciais Gestores de obras...

Nova Lei Estabelece Sistema de Bibliotecas Escolares no Brasil

Nova Lei Estabelece Sistema de Bibliotecas Escolares no Brasil

O Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares A lei 12.244/2010, que trata da...