Representantes brasileiros nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica
Dez estudantes brasileiros foram selecionados para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os alunos que competirão na IOAA 2024 são Francisco Carluccio de Andrade, Gustavo Mesquita França, Heitor Borim Szabo, Lucas Cavalcante Menezes e Natália Rosa Vinhaes. A IOAA será realizada de 17 a 27 de agosto, nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.
Participação na OLAA na Costa Rica
Já na OLAA, que acontecerá de 25 a 29 de novembro na Costa Rica, o Brasil será representado por Arthur Gomes Gurjão, Filipe Ya Hu Dai Lima, Larissa Midori Miamura, Luca Pieroni Pimenta e Lucas Praça Oliveira. Todos os selecionados participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2023.
Processo de Seleção
O pesquisador Eugênio Reis, coordenador da IOAA, destaca que a prova da OBA é o ponto de partida para os estudantes. Milhares de alunos são convidados para o processo seletivo da OBA, que inclui três provas online nos últimos meses do ano. Os participantes são selecionados com base em suas pontuações e avançam para uma prova presencial.
Os estudantes selecionados para a fase presencial passam por treinamentos teóricos, práticos e observacionais, visando prepará-los para as competições internacionais. A equipe final que representará o Brasil é formada por dez estudantes e cinco suplentes, selecionados com base em critérios que incluem diversidade e inclusão.
Expectativas e Desafios
O Brasil tem se destacado na OLAA, conquistando medalhas de ouro consistentemente. Com a melhoria dos treinamentos, a expectativa é aumentar a presença de ouro também na IOAA, que é considerada uma competição de alto nível e grande dificuldade. O foco na preparação dos estudantes e no aprimoramento das habilidades tem impulsionado o desempenho do Brasil nessas olimpíadas.
Conteúdo Anterior: FIES: Último prazo para complementar inscrição – De 31 de julho a 2 de agosto
Próximo Conteúdo: Fies firma mais de 343 mil acordos em todo o Brasil