Impacto da pandemia na educação midiática
A pandemia de covid-19 trouxe consigo uma série de desafios para a educação, obrigando educadores e estudantes a se adaptarem rapidamente ao ambiente digital. Anderson Passos, presidente da Undime, destacou como a tecnologia foi trazida para a sala de aula de forma abrupta, forçando a comunidade educacional a ressurgir no ambiente midiático.
Nesse contexto, a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática surge como uma oportunidade para discutir e trocar experiências sobre o uso crítico das mídias, proporcionando ferramentas para educadores e estudantes atuarem de forma mais consciente no cenário das novas tecnologias.
Responsabilidade e crítica no uso das mídias digitais na educação
O presidente da Undime destacou a importância de refletir sobre a responsabilidade e crítica no uso das mídias digitais na educação. A pandemia evidenciou o domínio dos estudantes sobre a tecnologia, mas também alertou para os riscos do consumo de fake news e do cyberbullying.
Roni Miranda, secretário de Educação do Paraná, ressaltou a necessidade de os estudantes aprenderem a verificar a legitimidade das informações que consomem, evitando conflitos com os professores baseados em notícias falsas.
Estratégia Nacional das Escolas Conectadas
Larissa Ebeling, chefe de projetos do MEC, destacou que a Semana Brasileira de Educação Midiática faz parte da Enec, uma iniciativa lançada no ano passado que visa garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas do país. A Enec busca não apenas a conectividade física, mas também estimula a reflexão e produção de conteúdos no ambiente digital, voltados para a cidadania digital.
A coordenadora da Secom, Mariana Filizola, enfatizou a importância de disponibilizar recursos educacionais no site do evento, possibilitando a inscrição em atividades online, participação em oficinas de boas práticas e discussões sobre cidadania e jornalismo digitais.
Participação na Semana Brasileira de Educação Midiática
A Semana Brasileira de Educação Midiática é aberta a professores, estudantes, integrantes de organizações da sociedade civil e coletivos interessados em discutir o uso crítico das mídias na educação. As inscrições podem ser feitas no site da Secom e cada experiência integrará uma agenda nacional sobre o tema.
Roni Miranda lembrou que a iniciativa se insere no contexto global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, destacando o sucesso da primeira edição do evento no ano passado, com mais de 400 iniciativas realizadas em 24 estados e um público estimado de 54 mil pessoas.
Em suma, a Semana Brasileira de Educação Midiática surge como um espaço de reflexão e aprendizado sobre o uso crítico das mídias na educação, incentivando a formação de uma comunidade educacional mais consciente e responsável no ambiente digital.
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