Início Educação Prazo Final para Inscrições no Sisu: Escolha Já Seu Curso!

Prazo Final para Inscrições no Sisu: Escolha Já Seu Curso!

53
Prazo Final para Inscricoes no Sisu Escolha Ja Seu Curso

Últimos Dias para Inscrição no Sisu 2024

O prazo final para os estudantes se registrarem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024 está chegando. Até esta quinta-feira (25), os interessados têm até às 23h59, seguindo o horário de Brasília, para concluir sua inscrição. É essencial que os candidatos verifiquem sua posição na plataforma de acesso ao ensino superior, onde também poderão escolher duas opções de curso para sua candidatura.

Quem Pode Se Inscrever e como Funciona a Seleção

O Sisu está aberto para todos aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenham se inscrito na condição de treineiro e que não tenham obtido pontuação zero na prova de redação. É a partir das notas do Enem que os candidatos são automaticamente classificados, concorrendo por vagas oferecidas por universidades e institutos federais em diversos cursos.

Entendendo a Nota de Corte e Classificação Parcial

O Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte parcial de cada curso, representando a pontuação mínima do último classificado dentro do total de vagas disponíveis. Essa nota é variável, uma vez que muda de acordo com o volume de inscrições e os novos cadastros que ocorrem durante o período de inscrição.

O Impacto da Lei de Cotas e Ações Afirmativas

A classificação dos candidatos também leva em consideração a nova Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Dessa forma, os candidatos que atendem a esses critérios estão sujeitos a uma classificação diferenciada, podendo ser selecionados para vagas reservadas, caso não se classifiquem para as vagas de ampla concorrência.

Estatísticas Atuais de Inscrição e Oferta de Vagas

Até o momento, o sistema já registrou 1.156.941 inscritos, somando 2.196.597 classificações. Este ano, o total de candidatos aptos a participar do Sisu atinge o número de 2.208.932. São ofertadas 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos por 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

Procedimentos Após o Resultado do Sisu

Com a divulgação do resultado final do Sisu prevista para o dia 30 de janeiro, os estudantes terão conhecimento das suas colocações e poderão se preparar para o início das aulas, que estão planejadas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre do ano letivo. Após essa data, haverá também a abertura do período para manifestação de interesse pela lista de espera para os candidatos que não foram selecionados inicialmente, seguindo até o dia 7 de fevereiro. As vagas que porventura não forem preenchidas durante o processo seletivo inicial poderão ser ocupadas ao longo do ano, de acordo com o surgimento de novas oportunidades.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

A escritora indigena e seu poder transformador pela educacao

A escritora indígena e seu poder transformador pela educação

A trajetória de Eliane Potiguara: escritora e ativista indígena Considerada a primeira...

Sao Paulo adota inteligencia artificial nas aulas digitais da rede

São Paulo adota inteligência artificial nas aulas digitais da rede pública

O uso da inteligência artificial na elaboração de aulas digitais em São...

MEC ira contratar 220 especialistas em educacao

MEC irá contratar 220 especialistas em educação

Contratação de 220 técnicos em assuntos educacionais é autorizada pelo MEC O...

Nova proposta do governo para servidores da Educacao o que

Nova proposta do governo para servidores da Educação: o que esperar?

Servidores técnico-administrativos e professores das universidades em greve O ministro da Educação,...