Início Educação Prazo Final do Sisu se Aproxima: Inscreva-se Já!

Prazo Final do Sisu se Aproxima: Inscreva-se Já!

42
Prazo Final do Sisu se Aproxima Inscreva se Ja

Prazo Final para Inscrição no Sisu 2024

O período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2024, está prestes a encerrar. Os estudantes têm até as 23h59 desta quinta-feira, dia 25, para confirmar a participação e verificar a classificação atual no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Este serviço online está em funcionamento desde a última terça-feira, 23, após o Ministério da Educação disponibilizar informações sobre as notas de corte parciais para cada curso desejado pelos candidatos.

Requisitos para Candidatura no Sisu

Para estar apto para inscrição no Sisu, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), excluindo-se aqueles que estiveram na condição de treineiros. Além disso, é essencial não ter obtido nota zero na prova de redação. Os candidatos podem selecionar até dois cursos de preferência e são ordenados automaticamente com base na média das notas obtidas no Enem, competindo pelas vagas oferecidas por diversas universidades e instituições federais.

A Dinâmica das Notas de Corte e Classificação

Durante o processo de seleção, os candidatos possuem a liberdade de alterar as opções de curso escolhidas inicialmente. Este fato contribui para a variação das notas de corte, que representam a pontuação do último candidato a ser classificado dentro do número de vagas disponibilizadas para cada curso. As notas de corte flutuam à medida que novas inscrições são realizadas e modificadas ao longo do período estipulado.

Políticas de Ação Afirmativa e Lei de Cotas

Para além da seleção geral, o Sisu também respeita o sistema de reserva de vagas, conforme estabelecido pela Lei de Cotas atualizada e pelas políticas de ações afirmativas de cada instituição de ensino. Isso significa que candidatos que atendem a determinados critérios e não são classificados nas vagas de ampla concorrência possuem uma chance adicional de ingressar no ensino superior por meio dessas vagas reservadas.

Balanço Parcial das Inscrições e Vagas Oferecidas

Até a última noite registrada, mais de um milhão de candidatos já haviam concluído suas inscrições, gerando cerca de dois milhões de classificações no sistema. O Sisu nesta edição está acessível a mais de dois milhões de estudantes e apresenta um expressivo número de vagas: 264.181 no total. Estão disponíveis 6.827 cursos de graduação oferecidos por 127 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o território nacional.

Divulgação dos Resultados e Etapas Subsequentes

O resultado final dos processos de seleção do Sisu está previsto para ser liberado no dia 30 de janeiro, estipulando as classificações para cursos com início das aulas no primeiro e no segundo semestre de 2024. Logo após a divulgação, iniciará o prazo para que candidatos não selecionados manifestem interesse em participar da lista de espera, estendendo-se até o dia 7 de fevereiro. As vagas que permanecerem não preenchidas após este processo poderão ser ocupadas ao longo do ano.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Inep afirma Enem nao avalia itinerarios formativos

Inep afirma: Enem não avaliará itinerários formativos.

Análise dos Itinerários Formativos no Ensino Médio Os itinerários formativos previstos na...

Professores da UFRJ reivindicam aumento salarial e mais investimentos

Professores da UFRJ reivindicam aumento salarial e mais investimentos

Manifestação da ADUFRJ por melhores condições de trabalho na UFRJ A Associação...

Servidores da educacao podem ter reajuste de 9 em 2025

Servidores da educação podem ter reajuste de 9% em 2025

Proposta de reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos O governo federal apresentou,...

Sao Paulo adota inteligencia artificial nas aulas digitais da rede

Cuidado necessário ao usar ChatGPT no ensino, alerta especialista

Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades A utilização da inteligência artificial...