Início Educação Prazo Final do Sisu se Aproxima: Inscreva-se Já!

Prazo Final do Sisu se Aproxima: Inscreva-se Já!

57
Prazo Final do Sisu se Aproxima Inscreva se Ja

Prazo Final para Inscrição no Sisu 2024

O período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2024, está prestes a encerrar. Os estudantes têm até as 23h59 desta quinta-feira, dia 25, para confirmar a participação e verificar a classificação atual no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Este serviço online está em funcionamento desde a última terça-feira, 23, após o Ministério da Educação disponibilizar informações sobre as notas de corte parciais para cada curso desejado pelos candidatos.

Requisitos para Candidatura no Sisu

Para estar apto para inscrição no Sisu, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), excluindo-se aqueles que estiveram na condição de treineiros. Além disso, é essencial não ter obtido nota zero na prova de redação. Os candidatos podem selecionar até dois cursos de preferência e são ordenados automaticamente com base na média das notas obtidas no Enem, competindo pelas vagas oferecidas por diversas universidades e instituições federais.

A Dinâmica das Notas de Corte e Classificação

Durante o processo de seleção, os candidatos possuem a liberdade de alterar as opções de curso escolhidas inicialmente. Este fato contribui para a variação das notas de corte, que representam a pontuação do último candidato a ser classificado dentro do número de vagas disponibilizadas para cada curso. As notas de corte flutuam à medida que novas inscrições são realizadas e modificadas ao longo do período estipulado.

Políticas de Ação Afirmativa e Lei de Cotas

Para além da seleção geral, o Sisu também respeita o sistema de reserva de vagas, conforme estabelecido pela Lei de Cotas atualizada e pelas políticas de ações afirmativas de cada instituição de ensino. Isso significa que candidatos que atendem a determinados critérios e não são classificados nas vagas de ampla concorrência possuem uma chance adicional de ingressar no ensino superior por meio dessas vagas reservadas.

Balanço Parcial das Inscrições e Vagas Oferecidas

Até a última noite registrada, mais de um milhão de candidatos já haviam concluído suas inscrições, gerando cerca de dois milhões de classificações no sistema. O Sisu nesta edição está acessível a mais de dois milhões de estudantes e apresenta um expressivo número de vagas: 264.181 no total. Estão disponíveis 6.827 cursos de graduação oferecidos por 127 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o território nacional.

Divulgação dos Resultados e Etapas Subsequentes

O resultado final dos processos de seleção do Sisu está previsto para ser liberado no dia 30 de janeiro, estipulando as classificações para cursos com início das aulas no primeiro e no segundo semestre de 2024. Logo após a divulgação, iniciará o prazo para que candidatos não selecionados manifestem interesse em participar da lista de espera, estendendo-se até o dia 7 de fevereiro. As vagas que permanecerem não preenchidas após este processo poderão ser ocupadas ao longo do ano.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Correios doam 215 mil livros para bibliotecas no RS

Correios doam 21,5 mil livros para bibliotecas no RS

Doação de livros para bibliotecas afetadas pelas enchentes Os Correios doaram 21,5...

Camara dos Deputados aprova reforma no ensino medio

Câmara dos Deputados aprova reforma no ensino médio

Alterações na Reforma do Ensino Médio O projeto da reforma do ensino...

Solicitacao de R1 bilhao para alimentacao de estudantes pelos institutos

Solicitação de R$1 bilhão para alimentação de estudantes pelos institutos federais.

O desafio dos reitores dos institutos federais e Cefets Reitores de institutos...

Premio Capes Inscricoes abertas para Futuras Cientistas

Prêmio Capes: Inscrições abertas para Futuras Cientistas!

Detalhes sobre o prêmio Capes Futuras Cientistas O prêmio Capes Futuras Cientistas...