Curso de Formação de Professores para Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura de 1,25 milhão de vagas para um curso de formação de professores na área de educação especial, com foco na perspectiva inclusiva. Essa iniciativa visa capacitar docentes que atuam na educação básica, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio.
Inscrições Abertas para 250 Mil Vagas
A partir da próxima segunda-feira, os interessados poderão se inscrever nas primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior parceiras do curso. A lista das instituições participantes será divulgada pela Capes, fundação vinculada ao MEC.
Objetivo do Curso
O curso online tem como objetivo capacitar os educadores para desenvolverem trabalhos pedagógicos que promovam a melhoria da educação especial na perspectiva inclusiva, atendendo às necessidades educacionais especiais dos alunos, como deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Formação e Parcerias
Com início previsto para março de 2025, o curso terá carga horária total de 120 horas e será ministrado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A formação será realizada na modalidade à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.
Conteúdo do Curso
O curso será dividido em quatro módulos, que abordarão temas como direitos humanos, diversidade e educação inclusiva; desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; além de práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola. Cada módulo contará com leituras de materiais didáticos, atividades interativas, casos de ensino e avaliação do desempenho dos participantes.
Apoio e Reconhecimento
O ministro da Educação, Camilo Santana, aproveitou a ocasião do Dia dos Professores para parabenizar os educadores e anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá anunciar medidas de valorização dos professores, com foco na formação, atratividade da carreira docente e reconhecimento do papel desses profissionais.
Conteúdo Anterior: Descubra a história de Anísio Teixeira
Próximo Conteúdo: Anísio Teixeira: O Patrono da Escola Pública Brasileira