O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi instituído em julho de 2001 com o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, desde que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e sejam ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.
Como funciona o Fies?
O Fies funciona como um programa de financiamento estudantil, que possibilita aos estudantes de baixa renda acesso a cursos superiores pagos. Os candidatos precisam atender a determinados critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com notas mínimas estabelecidas, e ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Inscrições para o segundo semestre do Fies
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre estão abertas a partir do dia 22 de julho, exclusivamente pela internet através do sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção). O prazo para inscrição vai até o dia 27 de agosto e o resultado será divulgado no dia 9 de setembro.
Para se inscrever, os candidatos precisam ter uma conta Gov.br e informar um e-mail pessoal válido, além dos dados dos membros do grupo familiar, incluindo a renda bruta mensal de cada um.
Requisitos para participar do Fies
Para se inscrever nos processos seletivos do Fies, os candidatos devem atender a algumas condições, tais como ter participado do Enem a partir de 2010 e obtido notas mínimas, além de possuir uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
O Ministério da Educação (MEC) destaca que é de responsabilidade do candidato certificar-se de que atende a todos os requisitos estabelecidos para concorrer ao processo seletivo do Fies.
Conclusão
O Fies é uma importante iniciativa do governo brasileiro para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado. Com critérios bem definidos, o programa busca garantir que os beneficiados tenham condições de arcar com os custos dos cursos e assim possam alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.
Conteúdo Anterior: Edital do Enem divulgado para prisões
Próximo Conteúdo: Prouni: 2ª chamada terá resultados divulgados na sexta-feira