Modernização da gestão através de investimentos tecnológicos em Juiz de Fora
O município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, obteve um financiamento de R$ 58,75 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para modernização da gestão por meio de tecnologias, processos e sistemas e investimentos em equipamentos para escolas públicas.
A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campelo, destacou que “com o investimento em Juiz de Fora, a instituição contribui para que o município avance na agenda de governo digital e leve conectividade e tecnologia para as escolas com qualidade e transparência, em alinhamento às políticas públicas prioritárias do governo federal”.
Na educação, o projeto prevê a aquisição de laptops, tablets, smart TVs e aplicativos educacionais para as escolas municipais. Juiz de Fora planeja disponibilizar equipamentos em todas as salas de aula da 1ª a 9ª série para todos os alunos, a fim de serem usados em trabalhos interdisciplinares nos três turnos das escolas públicas.
A área da saúde também será digitalizada, com implantação de agendamento online de consultas e exames, além de mapeamento das filas e necessidades de atendimento por região. O projeto vai proporcionar melhor infraestrutura de conectividade em todas as unidades básicas de saúde, escolas, creches e centros de atendimento educacional especializado.
O cidadão ganhará o aprimoramento do Portal Único de Serviços, com informações mais claras e navegação mais intuitiva. Além disso, haverá a ampliação dos canais de atendimento, com unidades móveis e totens de autoatendimento.
Os canais já existentes serão aprimorados, assim como o sistema de gestão e a oferta de serviços digitais. A implantação do alvará eletrônico de funcionamento também está prevista, com cadastro de contribuinte perante o município, cadastro econômico e emissão do alvará, com consulta integrada aos sistemas do Corpo de Bombeiros e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais a partir do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Conteúdo Anterior: O que especialistas e professores dizem sobre ampliação da carga horária no Novo Ensino Médio?
Próximo Conteúdo: Fies: último dia para participação! MEC alerta instituições