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Importância das atividades culturais para o desenvolvimento infantil
A importância das atividades culturais no desenvolvimento das crianças é evidenciada por uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha. O estudo revelou que 97% dos pais consideram essas atividades essenciais para o crescimento e aprendizado de seus filhos. Além disso, 95% dos pais acreditam que as atividades culturais têm um impacto positivo no desempenho escolar das crianças.
Segundo a pesquisa Hábitos Culturais, que ouviu 2.405 pessoas entre 16 e 65 anos em todo o país, as atividades culturais também influenciam as habilidades socioemocionais das crianças. Entre os entrevistados que têm filhos, 54% afirmaram que as atividades culturais contribuem para o desenvolvimento da criatividade, enquanto 38% citaram o autoconhecimento, 37% mencionaram a empatia, 37% destacaram a construção do senso de cidadania e 35% apontaram a influência sobre o engajamento e o pensamento crítico dos filhos.
Integração entre cultura e educação
Para Esmeralda Correa, coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú, a cultura e a educação deveriam caminhar juntas. Ela ressalta a importância de integrar as atividades culturais nos currículos escolares, principalmente nas escolas públicas, a fim de proporcionar um acesso mais equitativo à cultura e reduzir as desigualdades.
As atividades culturais não apenas contribuem para o desenvolvimento acadêmico das crianças, mas também têm um impacto positivo em outras áreas, como o relacionamento em casa e com outras pessoas. A exposição à cultura é vista como um fator que influencia positivamente as competências socioemocionais das crianças e dos adolescentes, promovendo a criatividade, o autoconhecimento, a empatia, o senso de cidadania, o engajamento e o pensamento crítico.
Fontes de consulta e informação sobre atividades culturais
Segundo a pesquisa, as redes sociais são apontadas como a principal fonte de consulta e informação sobre atividades culturais, com 60% dos entrevistados mencionando-as. Em seguida, as recomendações de amigos e parentes, as propagandas, os sites de busca, os veículos de comunicação, os professores, as escolas e os influenciadores também são citados como fontes de informação sobre atividades culturais.
É interessante observar que a escola é reconhecida como um lugar de acesso à cultura e de realização de atividades culturais por 41% dos entrevistados, superando clubes, teatros, bibliotecas e museus. Isso ressalta a importância das instituições de ensino na promoção da cultura e no desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.
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