Celpe-Bras: Provas em andamento
As provas escrita e oral da segunda edição de 2024 para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão sendo aplicadas a partir desta terça-feira (22) até sexta-feira (25), em 109 postos credenciados. O exame é aceito em universidades e empresas brasileiras, além de ser utilizado em processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.
Aplicação do exame
A proficiência em língua portuguesa na variante brasileira é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes – escrita e oral. A parte escrita da prova tem a duração de até três horas e é composta por quatro tarefas de produção de texto que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa. Já a parte de compreensão e produção oral dura 20 minutos, com interação presencial entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador.
Inscrições e participantes
Nesta segunda edição do ano, o Celpe-Bras 2024/2 contou com 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países, sendo o espanhol o idioma nativo da maioria dos participantes. A América do Sul e a América do Norte foram os continentes com maior concentração de participantes, seguidos pelos países africanos.
Importância do Celpe-Bras
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é fundamental para estrangeiros interessados em cursos de graduação e programas de pós-graduação brasileiros. Além disso, é utilizado como comprovação de proficiência na língua por instituições de educação superior e no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil.
Aplicação do exame
O Celpe-Bras é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação. As provas são realizadas em postos aplicadores em diversas localidades, com atendimento especializado a pessoas com deficiência e outras condições específicas.
Edital disponível
O edital da segunda edição de 2024 do Celpe-Bras está disponível para consulta online.
Conteúdo Anterior: Locais de prova do Enem divulgados pelo MEC: confira agora!
Próximo Conteúdo: Debate na Uerj sobre educação e ações afirmativas no Brasil