A visão dos professores sobre o uso da tecnologia na educação
Três em cada quatro professores concordam com o uso da tecnologia e inteligência artificial como ferramenta de ensino. Os docentes também afirmam que a tecnologia trouxe impactos positivos, como acesso rápido à informação, mas também negativos, como a dispersão dos estudantes durante as aulas.
De acordo com a pesquisa Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil, realizada pelo Instituto Semesp, 74,8% dos entrevistados concordam em parte ou totalmente com o uso de tecnologia e inteligência artificial no ensino. No entanto, apenas 39,2% afirmam utilizar a tecnologia sempre como ferramenta de ensino.
Os professores identificam problemas estruturais e pedagógicos que dificultam o uso da tecnologia nas escolas, como a falta de internet, falta de formação dos professores para uso das tecnologias e a dificuldade em manter a atenção dos alunos durante as aulas.
Além disso, os docentes apontam que os estudantes estão se tornando mais dependentes de ferramentas de pesquisa e respostas imediatas, o que impacta negativamente em habilidades como resiliência e resolução de problemas. A presença excessiva de tecnologias, principalmente o uso de redes sociais, também tem prejudicado a comunicação entre professor e aluno.
O interesse dos jovens pelo ensino superior
O Mapa do Ensino Superior no Brasil revela que a área de computação e tecnologias da informação e comunicação é a mais desejada pelos jovens, seguida pela área de saúde e bem-estar. O curso de ciência da computação é o mais procurado, seguido por administração, direito e medicina.
Para incentivar a transição dos estudantes do ensino médio para o ensino superior, o diretor executivo do Semesp sugere que as instituições recebam os alunos em cursos técnicos, como parte do programa Pé-de-Meia. Essa iniciativa visa aumentar a conclusão do ensino médio e facilitar o ingresso no ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda.
O programa Pé-de-Meia, lançado pelo governo federal, oferece uma oportunidade para os alunos de manterem os estudos sem serem impactados por questões financeiras. A proposta de cursos técnicos dentro das instituições de ensino superior é vista como uma forma de reduzir a evasão escolar e familiarizar os estudantes com a realidade do ensino superior.
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