Obs.: Quando você realiza suas compras através dos links da Amazon disponíveis em nosso site, podemos receber uma comissão de afiliado, sem qualquer custo adicional para você.
Provas do Encceja PPL 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), está aplicando as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e em medidas socioeducativas que incluem a privação de liberdade.
As provas estão sendo realizadas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado, mais o Distrito Federal, conforme termo de acordo de adesão firmado com o Inep.
Detalhes sobre o Encceja PPL 2024
O Encceja PPL 2024 terá quatro provas objetivas, por nível de ensino. A prova de ensino fundamental avaliará conhecimentos das áreas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.
No dia seguinte, os candidatos à certificação do ensino médio responderão questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Divulgação dos Resultados
De acordo com o edital do Encceja PPL 2024, a divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 28 deste mês. Os resultados finais serão conhecidos em 23 de dezembro.
Desde 2002, o Encceja tem sido uma oportunidade para obter a certificação dos ensinos fundamental e médio, representando também uma possibilidade de retomada da trajetória escolar por jovens e adultos interessados.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados obtidos pelos participantes como parâmetro para certificá-los em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
Importância do Encceja
O exame aplicado pelo Inep estabelece uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, além de servir como base para a implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação para este público.
Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.
Conteúdo Anterior: Pesquisa revela maioria a favor de proibir celulares em escolas
Próximo Conteúdo: Descubra a história de Anísio Teixeira
Obs.: Quando você realiza suas compras através dos links da Amazon disponíveis em nosso site, podemos receber uma comissão de afiliado, sem qualquer custo adicional para você.