Início Educação Educação no Brasil segue rumo pré-pandemia

Educação no Brasil segue rumo pré-pandemia

14
Educacao no Brasil segue rumo pre pandemia

Desempenho positivo na educação básica brasileira

O Brasil está conseguindo retomar a trajetória positiva na educação básica, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). De acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o país atingiu a meta de seis pontos nesse ciclo, um sinal que coloca o desempenho dos estudantes brasileiros em níveis comparáveis aos de nações desenvolvidas, conforme o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Compromisso do governo com a ampliação do acesso à educação

Em nota, o MEC destacou o compromisso do governo em ampliar o acesso à educação. “A fim de garantir que os estudantes aprendam mais, o Ministério da Educação vem apoiando a criação de 3,2 milhões de novas vagas em tempo integral em todas as etapas de ensino, com investimento de R$ 12 bilhões até 2026. Uma escola mais atrativa, com mais tempo e segurança em todo o Brasil, é o foco do Programa Escola em Tempo Integral.”

Recuperação no desempenho dos anos finais do ensino fundamental

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Ideb registrou um crescimento para 5 pontos, ainda que abaixo da meta de 5,5 pontos. Esse resultado sinaliza uma recuperação em relação a 2019, quando a nota foi de 4,9 pontos, e mostra o impacto positivo das políticas implementadas para mitigar os efeitos da pandemia na educação.

Desafios da pandemia na educação

Para o professor Pedro Lima, formado em Letras pela UNB, a pandemia trouxe desafios consideráveis para a educação. “A pandemia trouxe um impacto, a meu ver mais negativo para a educação, porque houve uma mudança de postura muito drástica em todos os setores, em todas as partes fundamentais desse meio educacional. Porque houve primeiro uma mudança de postura dos alunos. Com essa digitalização da educação, o acesso à informação se tornou muito mais instantâneo, de modo que esses alunos hoje buscam conteúdos não mais em livros, em aulas, e sim em redes sociais”, explica.

Evolução no desempenho do ensino médio

Já no ensino médio, o desempenho dos estudantes também apresentou evolução, com a pontuação de 4,3 pontos em 2023, comparado a 4,2 pontos em 2019 e 2021. Embora não tenha alcançado a meta de 5,2 pontos, o aumento sugere que as medidas de recuperação estão começando a surtir efeito. Pedro Lima explica o que ainda pode melhorar na educação básica.

O papel do Ideb na qualidade da educação básica no Brasil

O Ideb continua sendo o principal instrumento de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil, fornecendo dados valiosos sobre o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, além de avaliar os índices de aprovação e a trajetória escolar.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Olimpiada AstronomiaAstronautica Recorde de Medalhas Alcancado

Olimpíada Astronomia/Astronáutica: Recorde de Medalhas Alcançado

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) A Olimpíada Brasileira de Astronomia...

Professores premiados por reduzir evasao escolar no Rio

Professores premiados por reduzir evasão escolar no Rio.

Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio Diretores de...

Escola brasileira entre as top 3 do mundo descubra mais

Escola brasileira entre as top 3 do mundo: descubra mais!

Escola Estadual Deputado Pedro Costa entre finalistas dos Prêmios Melhores Escolas do...

Brasil 3o lugar em participacao feminina na ciencia Surpreenda se

Aumento de cursos de pós-graduação em medicina preocupa.

A situação dos cursos de especialização em Medicina no Brasil A Faculdade...