Uso de Celulares nas Escolas
Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio adotam regras para uso do telefone celular pelos alunos, permitindo que o aparelho seja usado apenas em determinados espaços e horários. Em 28% das instituições educacionais, o uso do dispositivo pelos estudantes é proibido, segundo aponta a pesquisa TIC Educação 2023, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Controle do Uso do Celular
A pesquisa mostra que o controle do uso do celular tem se intensificado. Nas instituições que atendem alunos mais novos, até os anos iniciais do ensino fundamental, a proporção de escolas que proíbem a utilização do dispositivo passou de 32% em 2020 para 43% em 2023. Naquelas que oferecem até os anos finais do ensino fundamental, a porcentagem subiu de 10% para 21%, entre as edições 2020 e 2023 do levantamento.
Restrições e Limitações
Apenas 8% das instituições que atendem estudantes de ensino médio proíbem o uso do telefone celular na escola, segundo levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Acesso à Internet nas Escolas
O acesso à internet nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil chegou a 92%. Numa comparação com os números de 2020, a conectividade naquele ano de pandemia era de 82% (10 pontos percentuais a menos do que os dados atuais).
Transformações de Conectividade
O crescimento maior de acesso à internet ocorreu nas escolas de área rural, passando de 52% em 2020 para 81%. Porém, só 65% das unidades de ensino dessa característica disponibilizam o acesso aos alunos.
Equipamentos Digitais
Além da disponibilidade de acesso à internet de qualidade, é fundamental que as escolas possuam dispositivos digitais em número suficiente, possibilitando o uso desses recursos para fins pedagógicos.
Desafios na Conectividade
Os desafios para as administrações municipais revelam-se também em uma queda de disponibilização de laboratórios de informática com acesso à internet. Apenas 22% dessas unidades ofereciam o serviço, enquanto há três anos essa porcentagem era de 25%.
Conteúdo Anterior: Prazo final para inscrição no Encceja PPL: sexta-feira!
Próximo Conteúdo: Estudo revela: 70% dos alunos utilizam IA em suas rotinas!