Desafios e oportunidades da inteligência artificial na educação
Pesquisadores e gestores públicos debateram esta semana a utilização da inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas da educação. O seminário Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, promovido pelo Ministério da Educação, buscou apontar alternativas para o gerenciamento de informações que garantem direitos e o uso de dados na tomada de decisões. O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).
A importância da análise em tempo real de dados educacionais
Se analisados em tempo real, por exemplo, dados como a frequência em aulas podem ser usados para auxiliar uma instituição de ensino a tomar medidas necessárias para apoiar estudantes, garantindo a permanência dos alunos e o acesso à educação.
Desafios na gestão educacional e na governança de dados
A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Anita Gea Martinez Stefani, destaca a necessidade de atualizar a forma como os dados são tratados na rede de educação como um todo. Um dos desafios apontados é a obtenção do histórico escolar da educação básica para alunos que estudaram em mais de uma instituição.
O papel do Gestão Presente na organização e armazenamento de dados educacionais
Para lidar com a demanda de atualização dos métodos usados atualmente, foi criado o Gestão Presente, um hub educacional desenvolvido em parceria do MEC e com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL). O sistema auxilia nos processos de gestão escolar e armazena informações de estudantes, contribuindo para uma melhor gestão da educação.
Desafios enfrentados na gestão educacional municipal
O representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vilmar Klemann, aponta desafios como dados incorretos ou incompletos, a leitura e análise de dados, e a falta de profissionais qualificados. A alta rotatividade de profissionais qualificados nas redes municipais também é um problema enfrentado.
A tecnologia como ferramenta de otimização na gestão educacional
As discussões do seminário ressaltaram como a tecnologia pode ser aplicada não apenas como recurso educacional, mas como uma ferramenta de otimização, auxiliando as escolas a serem mais eficientes na gestão da educação.
Assista aos debates sobre governança de dados e inteligência artificial na educação
Para assistir aos debates do seminário, acesse o canal do MEC no youtube ou a página do evento.
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