Início Educação Calouros 60+ estreiam na UnB em 18/03: descubra o que os espera na universidade!

Calouros 60+ estreiam na UnB em 18/03: descubra o que os espera na universidade!

47
Calouros 60 estreiam na UnB em 1803 descubra o que

Novos desafios na Universidade de Brasília

Dia 18 de março, uma segunda-feira, será um dia especial para a Universidade de Brasília. A partir da data, 136 calouros com 60 anos ou mais, os 60+, começam ou recomeçam suas vidas acadêmicas. Eles são os estudantes aprovados no fim de fevereiro no vestibular que a UnB realizou especialmente para esse público.

Os novos alunos têm de 60 a 78 anos. Seis de cada dez estudantes são mulheres e quatro são homens e vão estudar em 37 cursos presenciais, diurnos e noturnos, nos quatro campi da UnB – Asa Norte, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Desafios superados

Os calouros venceram uma corrida bem afunilada. Mais de 3 mil pessoas se inscreveram, 1.979 realizaram a prova de redação em língua portuguesa no dia 28 de janeiro. Desses, menos de 7% estão entrando na universidade. A graduação com maior número de inscritos foi o curso de psicologia, com 566 candidatos para apenas duas vagas.

A grande procura não foi prevista pela UnB. “Foi uma surpresa muito grande. A gente não esperava realmente essa quantidade”, disse Thaís Lamounier, diretora de Inovação para o Ensino de Graduação, do Decanato de Ensino de Graduação.

Inclusão e diversidade na UnB

Valdina Ferreira, caloura de Biologia, faz parte da seleção divulgada pela UNB para fazer o registro acadêmico. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

Reescrever a história para qual estava predestinada foi o que sempre fez Valdina Ferreira Paiva, ou apenas Dina, caloura de licenciatura de biologia (período noturno). Ela tem 60 anos, é mãe solo de três filhas e já trabalhou como empregada doméstica e diarista.

A oportunidade de estudar apareceu após passar em um concurso público aos 28 anos para trabalhar no Jardim Botânico de Brasília, onde ainda se dedica ao herbário com mais de 40 mil espécies. Foi no trabalho também que passou a se interessar por biologia e por isso nutre expectativa positiva para a vida universitária.

De exatas para humanas

João Aloisio, calouro de História, faz parte da seleção divulgada pela UNB. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

No caso de João Aloísio Vieira, 63 anos, a universidade será a ocupação principal após se aposentar em setembro, como analista de infraestrutura do Ministério das Comunicações. Engenheiro elétrico em sua primeira graduação há 40 anos, João vai cruzar a fronteira entre as ciências exatas e as ciências humanas.

Augusto Ferraz, calouro de Física, faz parte da seleção divulgada pela UNB. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

Já aposentado, Augusto Gonçalves Ferraz, de 63 anos, está sereno com sua estreia na UnB e o convívio com a mocidade colega. “Talvez seja diferente no começo, mas acredito que é só ali no começo, né? Creio que com o tempo, poucos dias, a coisa vai ficar tão normal, tão natural que ninguém vai mais reparar.”

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Sesc propoe mais historias e menos telas no Dia das

Sesc propõe mais histórias e menos telas no Dia das Crianças da Flip

A experiência sensorial da Companhia Costurando Histórias na Flip Livros em três...

Novos onibus escolares chegam a municipios cearenses

Novos ônibus escolares chegam a municípios cearenses

Entrega de ônibus escolares no Ceará O Ministério da Educação (MEC) repassou...

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Eleições 2024: Profissionais de saúde eleitos em massa no Brasil.

Profissionais de saúde se destacam nas eleições municipais O primeiro turno das...

Semana de Educacao Digital aborda cidadania e responsabilidade

Semana de Educação Digital aborda cidadania e responsabilidade

Impacto da pandemia na educação midiática A pandemia de covid-19 trouxe consigo...