Velocidade adequada de Internet nas escolas municipais e estaduais
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) apontou que apenas 11% das escolas municipais e estaduais do Brasil possuem acesso à internet com a velocidade adequada. O estudo foi feito em 32.379 instituições públicas com mais de 50 alunos no principal turno.
O levantamento revelou que somente 3.640 unidades apresentaram velocidade de download igual ou superior a 1 Megabyte por segundo (Mbps), que é a recomendação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do governo federal.
Paulo Kuester Neto, supervisor de projetos de ciência de dados do NIC.br, destacou a importância da tecnologia da informação no ambiente escolar e salientou a necessidade de uma conexão à internet que seja capaz de atender a todos os estudantes de forma adequada.
Neto ressaltou que a velocidade adequada de conexão nas escolas é fundamental para as diversas atividades que envolvem o uso da internet, como assistir a vídeos, realizar pesquisas, acessar redes sociais e demais recursos online.
O aumento na oferta de internet com conexão adequada nas escolas públicas nos últimos anos foi mencionado pelo especialista, que destacou os esforços do Ministério da Educação (MEC) nesse sentido. No entanto, ele enfatizou que ainda há espaço para melhorias.
O NIC.br tem realizado medições de velocidade nas escolas, estimuladas pelo MEC, a fim de verificar o progresso e a cobertura da conexão de internet nas instituições de ensino do país.
O estudo mostrou que a média de velocidade de download por aluno no maior turno escolar aumentou de 0,19 Mbps para 0,26 Mbps de 2022 para 2023. No entanto, foram identificadas diferenças regionais, com o Norte apresentando menor cobertura e qualidade de conexão, enquanto estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás registraram as maiores velocidades.
Com base no Censo Escolar da Escola Básica, o NIC.br revelou que, das 137.208 escolas estaduais e municipais do país, 89% estão conectadas à internet. No entanto, apenas 62% afirmaram possuir internet para atividades de ensino e aprendizagem, e apenas 29% contam com equipamentos como computadores, notebooks ou tablets para acesso à rede pelos alunos.
Diante desse cenário, é evidente a importância de garantir uma conexão à internet com velocidade adequada em todas as escolas do país, a fim de promover a inclusão digital e proporcionar melhores condições de aprendizagem aos alunos.
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