O setor de serviços brasileiro fecha 2023 com alta de 2,3%
Com o resultado positivo de 0,3% em dezembro, o volume de serviços no Brasil fechou 2023 com alta de 2,3%, na comparação com 2022. É o terceiro ano consecutivo de crescimento do setor, aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Crescimento do setor de serviços em 2023
Em 2021, os serviços registraram alta de 10,9%, enquanto em 2022 foi de 8,3%. Segundo o economista Cesar Bergo, embora mais tímido do que em anos anteriores, o crescimento do setor no ano passado deve ser comemorado.
Recuperação gradual e sustentável do setor
De acordo com o economista Cesar Bergo, o crescimento de 2,3% observado em 2023, embora seja mais modesto que 2021 e 2022, ainda é muito positivo, especialmente se considerarmos o contexto econômico global e os desafios enfrentados devido à pandemia. Essa expansão pode indicar uma recuperação gradual e sustentável do setor, sugerindo estabilidade e uma resiliência da própria economia brasileira.
Destaque para os segmentos que impulsionaram o setor de serviços em 2023
Rodrigo Lobo, gerente da PMS, elenca os segmentos que mais contribuíram para o desempenho positivo dos serviços no ano passado. “Para 2023, os destaques ficaram com os serviços de informação e comunicação, impulsionados tanto pela parte de telecomunicações como os serviços de tecnologia da informação e, também, com os serviços profissionais administrativos e complementares, com crescimentos mais importantes vindos de serviços de engenharia e da locação de automóveis”, pontua.
Importância do setor de serviços na economia brasileira
Responsável por cerca de 70% da riqueza produzida no país, o setor de serviços é crucial para o bom desempenho da economia brasileira, lembra Cesar Bergo. Por isso, se o setor vai bem, a economia tende a se beneficiar disso.
Desempenho do setor de serviços em dezembro de 2023
Em dezembro, três das cinco principais atividades do setor de serviços avançaram. O destaque foi o crescimento de 3,5% nos serviços prestados às famílias. O indicador que mede o desempenho do turismo subiu 1,4% em dezembro, enquanto o transporte de passageiros retraiu 1% no último mês do ano. Em dezembro de 2023, 24% dos municípios registraram aumento líquido de empregos de carteira assinada.
Imposto de renda: governo isenta quem ganha até dois salários mínimos.
Conteúdo Anterior: Governo planeja repasse de R$ 37,2 mi do salário-educação em 2024
Próximo Conteúdo: Prazo final para quitar taxa do Concurso Nacional Unificado é na sexta-feira