Início Últimas Notícias Setor de serviços mantém crescimento pelo 3º ano seguido

Setor de serviços mantém crescimento pelo 3º ano seguido

41
Setor de servicos mantem crescimento pelo 3o ano seguido

O setor de serviços brasileiro fecha 2023 com alta de 2,3%

Com o resultado positivo de 0,3% em dezembro, o volume de serviços no Brasil fechou 2023 com alta de 2,3%, na comparação com 2022. É o terceiro ano consecutivo de crescimento do setor, aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Crescimento do setor de serviços em 2023

Em 2021, os serviços registraram alta de 10,9%, enquanto em 2022 foi de 8,3%. Segundo o economista Cesar Bergo, embora mais tímido do que em anos anteriores, o crescimento do setor no ano passado deve ser comemorado.

Recuperação gradual e sustentável do setor

De acordo com o economista Cesar Bergo, o crescimento de 2,3% observado em 2023, embora seja mais modesto que 2021 e 2022, ainda é muito positivo, especialmente se considerarmos o contexto econômico global e os desafios enfrentados devido à pandemia. Essa expansão pode indicar uma recuperação gradual e sustentável do setor, sugerindo estabilidade e uma resiliência da própria economia brasileira.

Destaque para os segmentos que impulsionaram o setor de serviços em 2023

Rodrigo Lobo, gerente da PMS, elenca os segmentos que mais contribuíram para o desempenho positivo dos serviços no ano passado. “Para 2023, os destaques ficaram com os serviços de informação e comunicação, impulsionados tanto pela parte de telecomunicações como os serviços de tecnologia da informação e, também, com os serviços profissionais administrativos e complementares, com crescimentos mais importantes vindos de serviços de engenharia e da locação de automóveis”, pontua.

Importância do setor de serviços na economia brasileira

Responsável por cerca de 70% da riqueza produzida no país, o setor de serviços é crucial para o bom desempenho da economia brasileira, lembra Cesar Bergo. Por isso, se o setor vai bem, a economia tende a se beneficiar disso.

Desempenho do setor de serviços em dezembro de 2023

Em dezembro, três das cinco principais atividades do setor de serviços avançaram. O destaque foi o crescimento de 3,5% nos serviços prestados às famílias. O indicador que mede o desempenho do turismo subiu 1,4% em dezembro, enquanto o transporte de passageiros retraiu 1% no último mês do ano. Em dezembro de 2023, 24% dos municípios registraram aumento líquido de empregos de carteira assinada.

Imposto de renda: governo isenta quem ganha até dois salários mínimos.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

16

Mega Sena da Virada 2023: Veja o Resultato

Mega Sena da Virada 2024: Veja o resultado do sorteio milionário que...

pc siqueira

PC Siqueira: Polícia esclarece o caso após o depoimento de Ex-namorada

O cenário digital brasileiro foi abalado com a notícia chocante do falecimento...

FaceNews: Notícias do Brasil e do Mundo

FaceNews: Notícias do Brasil e do Mundo

FaceNews: Notícias do Brasil e do Mundo - Fique por dentro das...

Mega Sena da Virada

Mega Sena da Virada: Descubra os segredos para ganhar!

Mega Sena da Virada: A loteria mais esperada do ano, com prêmios...