Início Educação Municípios e DF aderem ao Programa de Apoio à Educação Infantil.

Municípios e DF aderem ao Programa de Apoio à Educação Infantil.

9
Programa busca regulação e expansão da oferta de vagas na educação infantil pública  Foto: Reprodução Antônio Cruz/Agência Brasil

Apoio à Educação Infantil através do programa E.I. Manutenção do MEC

Gestores educacionais dos municípios e do Distrito Federal já podem fazer adesão ao programa de apoio à Educação Infantil — conhecido como E.I. Manutenção — do Ministério da Educação (MEC). As solicitações dos recursos financeiros visam a expansão da oferta e a regulação do funcionamento de novas matrículas de educação infantil, sejam elas em novos estabelecimentos ou novas turmas, e devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação Simec.

Importância do programa para as redes de ensino

O recurso existe para não deixar as redes de ensino desamparadas e, ao mesmo tempo, permitir novas matrículas, até que estas sejam computadas para receber o dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). É considerado de fundamental importância pela secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Guelda Andrade para garantir o pleno funcionamento das escolas e atender à demanda das crianças.

Legislação e objetivos do programa

A ação está prevista na Lei n.º 12.499/2011 e faz parte do programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil, Novos Estabelecimentos (Proinfância) e Novas Turmas (Brasil Carinhoso) com o objetivo de garantir a transferência de recursos financeiros para que novos estabelecimentos públicos de educação infantil consigam se manter.

Reajuste do apoio financeiro e desafios

O apoio financeiro da União é pago aos municípios por aluno e repassado uma vez por ano. Uma nova portaria foi editada pelo MEC e prevê aumento de 3,62% nos valores repassados — abaixo da inflação para o período — que chegou a 4,5%. O desafio reside em garantir que os repasses cubram adequadamente as necessidades das instituições de educação infantil e permitam a ampliação e manutenção das matrículas.

content cnm

Processo de cadastro e requisitos

Entre os requisitos para solicitar os recursos está a comprovação de aumento na oferta de atendimento nas redes, comparado com os dados do Censo Escolar. É essencial que os gestores escolares estejam atentos às orientações para garantir o acesso aos recursos de forma eficiente e transparente. O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Alessio Costa Lima, destaca a importância da correta organização das matrículas para garantir a elegibilidade ao programa.

“Para que o município possa fazer jus aos recursos, primeiramente precisa organizar internamente sua matrícula. Uma escola que recebe 20 alunos novatos de três anos, o correto é a escola colocar todos esses alunos novatos numa mesma turma, para que a sua seja classificada como uma turma nova e assim esses alunos possam receber os recursos equivalentes à matrícula deles.”

O presidente da Undime ressalta que a adesão não possui prazo definido pelo Ministério, mas é recomendável que os gestores ajam rapidamente para garantir o acesso aos recursos de forma oportuna.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

TCE Revela Desvio Milionario na Educacao Maranhense

Alunos da Escola do DF são desligados por caso de racismo no futsal.

Identificação dos envolvidos em atos de racismo no Colégio Galois O Colégio...

Comece a Inscricao no Encceja na Segunda feira

¡Comece a Inscrição no Encceja na Segunda-feira!

Informações sobre o Encceja 2024 Interessados em participar do Exame Nacional para...

Ainda falta habilitacao de ¼ dos municipios para Fundeb VAAT

Ainda falta habilitação de ¼ dos municípios para Fundeb VAAT complementar

Importância da Habilitação para a Complementação do Fundeb Mais de um quarto...

Prazo final Recadastramento para Conselheiros da Alimentacao Escolar ate 3105

Prazo final: Recadastramento para Conselheiros da Alimentação Escolar até 31/05

Novo módulo para cadastro de Conselheiros da Alimentação Escolar disponível Atenção, gestores...