Analisamos de forma independente tudo o que recomendamos. Quando você compra através de nossos links, podemos ganhar uma comissão.
Início Educação Greve em universidades e institutos federais: últimas atualizações

Greve em universidades e institutos federais: últimas atualizações

10
Greve em universidades e institutos federais ultimas atualizacoes

Continuidade da Greve nas Universidades e Institutos Federais

As universidades e institutos federais de ensino superior (Ifes) vão continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na segunda-feira (20). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), as entidades cobraram a continuidade das negociações.

Na quarta-feira (22), o ministério encaminhou comunicado às entidades informando que estavam encerradas as negociações com os professores das universidades e institutos federais. Segundo o texto, o encontro marcado para a próxima segunda-feira (27) tem como objetivo a assinatura de um termo de acordo, “não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas”.

Sobre os Reajustes Propostos pelo Governo

Pela proposta do governo, apresentada em maio, os professores de universidades e colégios federais teriam aumento de 13,3% a 31% até 2026. Os reajustes, entretanto, só começariam a ser aplicados em 2025. Os índices de reajuste deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%.

Posicionamento dos Professores e Técnicos Administrativos

Um dos questionamentos da categoria é que a proposta não prevê nenhum reajuste este ano. “Nesse momento, temos mais de 30 assembleias, já concluídas e em curso, que vêm sinalizando rechaço à proposta do governo federal. A greve não só continua, mas segue mais forte do que nunca”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Gustavo Seferian.

Segundo o comando de greve, há espaço no orçamento para atender às demandas da categoria, a partir do desbloqueio de R$ 2,9 bilhões no relatório orçamentário, informado pelo governo na quarta-feira (22). De acordo com os líderes do movimento, o recurso deve ser voltado para recompor as perdas salariais dos últimos anos.

Expectativa de Diálogo com o Presidente Lula

A coordenadora-geral do Sinasefe, Artemis Matins, destacou que a expectativa dos trabalhadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sensibilize e ajude a destravar as negociações. Segundo Artemis, isso demonstraria de fato que a defesa da educação feita pelo presidente é efetiva.

Negociações em Andamento com o Pessoal Técnico-Administrativo

Quanto ao pessoal técnico-administrativo, as negociações ainda estão em curso. Para a categoria, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs, na terça-feira (21), aumento médio de 28% no período 2023-2026, sendo 37,6% nas carreiras que ganham menos. Isso considerando o reajuste de 9% já concedido em 2023.

De acordo com a coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior (Fasubra) Ivanilda Reis, a categoria apoia o pleito dos docentes e repudia a posição do ministério quanto ao fim das negociações. Nova rodada de conversas deve ocorrer no início de junho.

Posicionamento do Ministério

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos diz que o ganho acumulado dos docentes nos quatro anos será de 28% a 43%, dependendo da categoria, classe e titulação, considerando o reajuste de 9% concedido em 2023, que incide na folha deste ano. Segundo a pasta, neste ano, todos os servidores receberão auxílio-alimentação de R$ 1 mil – um aumento de mais de 150% em relação ao governo anterior.

Voltar à Página Inicial

Categorias

Artigos relacionados

Encceja lanca edital para detentos confira agora

Encceja lança edital para detentos: confira agora!

Detalhes do Encceja-PPL 2024 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Inscricoes para o Enem 2024 no RS ultima chance ate

Inscrições para o Enem 2024 no RS: última chance até sexta-feira!

Inscrições do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul As...

Comecam nesta segunda as inscricoes para o exame do Celpe Bras

Prazo final: Taxa de Inscrição do Enem termina quarta-feira.

Informações sobre a Taxa de Inscrição O prazo de pagamento da taxa...

Fies Inscricoes ate 2002 Ultima Chance para Instituicoes Alerta

Fies: Inscrições até 20/02 – Última Chance para Instituições, Alerta MEC

Processo de Oferta e Ocupação de Vagas Remanescentes do Fies As mantenedoras...