Professores de universidades federais inicia greve nacional
Os professores das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica iniciaram uma greve nacional nesta segunda-feira (15). Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na última Mesa Setorial Permanente de Negociação, ocorrida quinta-feira (11).
De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (Andes), a proposta apresentada pelo governo federal foi de reajuste salarial zero, com aumentos apenas no auxílio alimentação, no valor da assistência pré-escolar e na saúde suplementar. A proposta foi rejeitada em reunião com a participação de 34 seções sindicais do setor.
Reivindicações dos docentes na pauta nacional unificada
Na pauta nacional unificada, os docentes pedem reajuste salarial e a revogação de medidas do Ministério da Educação. Entre as reivindicações estão o reajuste de 22,71% em três parcelas, a revogação da portaria que estabelece aumento da carga horária mínima de aulas e o controle de frequência por meio do ponto eletrônico, além da revogação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores.
Andamento do movimento de greve e atividades futuras
O Comando Nacional de Greve (CNG) será instalado hoje (15) em Brasília e o movimento participará de uma audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A Jornada de Luta “0% de reajuste não dá!” está marcada para os próximos dias, com atividades locais nas instituições entre 22 e 26 de abril.
Postura do Ministério da Gestão em relação às reivindicações
O Ministério da Gestão informou que está aberto ao diálogo com os servidores da área de educação e outras áreas, comprometendo-se a abrir todas as mesas de negociação específicas de carreiras solicitadas. Já existem mesas tratando de reajustes para a educação, com acordos consensualizados e em andamento, além de um grupo de trabalho para tratar da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.
Conteúdo Anterior: Solicite isenção da taxa de inscrição do Enem a partir de hoje!
Próximo Conteúdo: Escola Politécnica da UFRJ completa 150 anos e é eleita patrimônio do Rio