Desafio Educacional no Brasil
No Brasil, uma significativa parcela da população adulta, contabilizando cerca de 66 milhões de pessoas acima dos 18 anos, ainda não concluiu o ensino médio. Este problema se agrava ao considerarmos que aproximadamente 30% dos estudantes que ingressam no ensino fundamental não finalizam essa etapa educacional. Esse cenário reflete a urgência de ampliar e fortalecer programas educacionais como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que visa equipar jovens e adultos com conhecimento e habilidades essenciais e, assim, mitigar a taxa de abandono escolar.
O Papel Transformador da EJA
O Serviço Social da Indústria (Sesi) emprega uma abordagem inovadora na educação de jovens e adultos que tem se mostrado eficaz. Através de vagas providenciadas gratuitamente, o Sesi alcançou um índice de conclusão 50% superior ao da EJA pública. Em uma recente reunião com líderes e legisladores, realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foram discutidas a relevância e a necessidade de adaptabilidade nos métodos de ensino, alinhando-os às necessidades individuais dos estudantes.
Estratégias para Combater a Evasão Escolar
Leonardo Lapa, que ocupa a posição de gerente de Educação Básica do Sesi Nacional, explicou que para combater o abandono dos estudos, a instituição tem investido em material didático personalizado e um currículo ajustável a cada estudante. E com o objetivo de aumentar a acessibilidade, a EJA do Sesi é majoritariamente a distância, constituindo-se de 80% EaD e 20% presencial. Isso possibilita que alunos estudem conforme sua própria agenda e necessidades, uma flexibilidade vital para aqueles que trabalham, têm filhos ou residem em áreas isoladas.
Um Currículo Focado na Formação Profissional e Técnica
A nova EJA que o Sesi oferece foi estruturada com a colaboração de mais de 3.000 professores e conta com 962 módulos e cadernos de atividades. Os alunos têm a liberdade de escolher entre cursos técnicos e profissionalizantes e optar por um entre oito itinerários formativos relacionados a diferentes setores da economia. Os materiais existem em múltiplas versões, sustentando itinerários formativos que visam desenvolver habilidades e competências que se alinham ao mundo do trabalho e aos projetos de vida dos estudantes, como ressaltado por Lapa.
Parcerias Estratégicas para o Avanço da Educação
Além dessa metodologia inovadora, o Sesi estabeleceu parcerias importantes que promovem tanto a educação quanto a capacitação profissional no Brasil. Uma dessas parcerias é com o governo do Mato Grosso, em conjunto com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e outra com o Ceará, focada em oferecer a nova EJA a internos de presídios estaduais. O impacto desses programas é notável, com uma taxa de conclusão variando entre 72% e 82% após a implementação nas diversas regiões do país.
Leonardo Lapa ainda aponta para a necessidade de elevar o número de inscrições na EJA a fim de gerar mais oportunidades. Apesar do número expressivo de brasileiros que precisam completar sua educação básica, as matrículas na EJA representam menos de 3 milhões, sublinhando o tamanho do desafio enfrentado.
Reduzindo o Tempo de Formação com Foco no Mercado de Trabalho
A metodologia adotada pelo Sesi na EJA baseia-se em competências e habilidades que são consideradas valiosas tanto para o indivíduo quanto para o mercado de trabalho. O objetivo é permitir que os estudantes finalizem seus estudos em até 13 meses, com uma preparação abrangente que os habilite para as demandas profissionais.
Reconhecimento e Apoio às Novas Propostas Educacionais
O novo modelo educativo proposto pelo Sesi foi elogiado por coordenadores da Frente Parlamentar Mista de Educação, que destacaram sua importância. Pedro Campos, deputado do PSB-PE, salientou a necessidade de olhar para o futuro mesmo quando se trata da EJA, pois não se pode permitir que as pessoas permaneçam presas a um passado que não prosperou. A busca por caminhos que integrem diferentes áreas, como a associação com o Sistema S e a indústria, é vista como um caminho promissor para avançar nessa frente educacional.
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